Dentro desta visão bíblica, entendemos então, que cada igreja local precisa ser preparada para se tornar, dentro das características das igrejas do Novo Testamento:

1- Autogovernada, sob a liderança de Deus.

2- Auto Sustentada, sob a liderança de Deus.

3- Auto Propagadora, sob a liderança de Deus.

Em todo este processo é fundamental o papel do pastor que pastoreia de forma eficaz, na dependência do Espírito Santo, levando esta igreja a atingir seu propósito.

 

O Ministério pastoral tem sua origem no coração de Deus. (Ef. 4.11) É Ele quem vocaciona vidas para exercerem tão nobre tarefa. Uma vez vocacionado deve então o servo de Deus obedecer e se entregar a Deus para ser capacitado e cuidar do rebanho do Senhor.


O papel do Pastor é também muito importante no direcionamento da vida diária da igreja. Na dinâmica local da igreja, alguns pontos importantes devem ser mencionados. São estes de responsabilidade do pastor local.

 

1-    O Ministério da Palavra

Ele deve ter um pleno conhecimento das necessidades do seu rebanho e aplicar com eficácia a Palavra de Deus, através das mensagens e primar pelo crescimento da igreja. ( I Tm 4.1-5 )

 

2-    Visitação Pastoral

Não se concebe um Ministério Pastoral sem a ação das visitas que devem ser exercidas pelo pastor local. “Mesmo num tempo em que é difícil encontrar as pessoas em casa, é mister agendar um programa sério de visitas, de modo a alcançar toda a” membresia “da igreja”. 

No exercício das visitas ele ficará conhecendo as necessidades do rebanho. Poderá, portanto, aplicar o remédio certo para a cura de suas ovelhas.

 

3-    Aconselhamento Pastoral

Na vida de uma igreja local, muitos poderão ser os problemas vividos pelos membros; poderão ser: familiares, emocionais, conflitos entre os próprios membros e outros. O pastor precisará estar apto para exercer a função de Conselheiro. Esta área no Ministério Pastoral é de extrema relevância para o amadurecimento e crescimento da igreja local. No exercício desta função, o pastor precisará de sala própria com toda uma estrutura para receber suas ovelhas que precisam ser aconselhadas. Este espaço poderá também ser adaptado junto ao gabinete pastoral.

4-    Presente nas Organizações e Programações da Igreja

O pastor precisa ter conhecimento, e estar ativo em todas as programações da igreja. Pastorear é também estar junto. Toda igreja local é constituída de organizações. Cada organização tem sua dinâmica própria de trabalho. Contudo, todas elas caminham para um único propósito, o da igreja local. Naturalmente, para ser bem sucedido ministerialmente o pastor deverá estar presente e ativo em todas as organizações e programações da igreja.

 

5-    Devocional e Oração

“Para que esteja habilitado a cumprir sua missão, o Pastor não só precisa de mente brilhante, mas de coração movido por Deus”. 3 Como “homem de Deus”, chamado para o Ministério, sua vida deverá ser de intimidade com a Palavra de Deus e Oração. O Pastor precisa estar sempre no Altar de Deus. Estando alimentado pela Palavra e vendo o agir de Deus através de sua vida de Oração, a igreja será grandemente abençoada.

 

Alguém falou que a igreja reflete a imagem de seu pastor. Se na vida de uma igreja o seu pastor não dá um bom testemunho, fatalmente os membros desta igreja também não davam bom testemunho. Eis algumas áreas nas quais o Pastor precisa dar um bom exemplo. 

 

O testemunho do pastor precisa ser de forma a glorificar o nome do Senhor.

  • Na área familiar

  • Na área financeira

  • Na maneira de se vestir

  • Na sua linguagem

  • Deve primar pela Verdade e Justiça

 

A igreja reflete a realidade vivida pelo seu pastor. Se ele for um padrão bênçãos diante de Deus, naturalmente sua igreja também o será.

 

O atendimento pastoral é realizado por meio de um pré-agendamento com data e hora pré-estabelecidas,  a partir da Terça-feira a Sexta-feira no horário de 9 horas às 12 horas e das 14 horas às 18 horas.

IGREJA BATISTA ESPERANÇA

QSD 24 Área Especial 21/22, Setor D Sul, Taguatinga Sul - DF. CEP: 72020-243 TELEFONE: 61 35622523

CNPJ ​00121020​/0001-10 e-mail: contato@batistaesperanca.com.br

  • Facebook
  • Instagram
  • Twitter
  • YouTube

Igreja Batista Esperança - Todos os direitos Reservados - Copyright © 1968 - 2021 - Desenvolvido pela

logo transparente.png