Acerca de

Nossa História

1. Igreja 

 

1.1 Sobre Nós

 

A Igreja Batista Esperança, fundada em 27 de julho de 1968, é uma sociedade civil, religiosa e filantrópica, sem fins lucrativos, com número ilimitado de membros, os quais são admitidos como crentes em nosso Senhor Jesus Cristo, mediante confissão pública de sua fé e crença, desde que aceitem e concordem voluntariamente com a estrutura eclesiológica, credo, doutrinas, disciplinas e costumes da Igreja, tendo a Bíblia Sagrada como única regra infalível de fé para a vida e formação cristã.

 

Somos uma igreja família e procuramos fazer a diferença na vida das pessoas, pregando a palavra de Deus e assim fortalecer as famílias, onde famílias fortes existe igreja forte.

 

Localizada na QSD 24 Área Especial 21/22, Setor D Sul, em Taguatinga Sul - DF.

 

1.1.1 Breve História

 

Em 27 de julho de 1968, às 20 horas, no prédio localizado na QSD 15 Casa 01, na cidade de Taguatinga Sul – Taguatinga-DF, onde se reuniu a Congregação que pertencia à Igreja Batista Primeiro de Julho, em presença de mais de 200 pessoas, foi organizada a Igreja Batista Esperança.

 

No início do culto, dirigido pelo Pastor Enéas Ferreira Gomes, 61 irmãos pediam suas cartas para compor o grupo totalizando 79 membros. Nos domingos subsequentes, mais 18 irmãos manifestaram o mesmo desejo e, assim, a novel igreja os considerou fundadores, totalizando, então, 96 membros.

 

A igreja votou participar fielmente do sustento da obra denominacional ofertando mensalmente 10% de suas entradas ao Plano Cooperativo, como demonstração de amor e convicção de que vale a pena sustentar uma obra convencional, como esta que é feita pela Convenção Batista do Planalto Central e Convenção Batista Brasileira.

 

Com o visível crescimento da igreja, surgiu a necessidade de aquisição de um terreno para construir uma nova sede. E assim foi feito. Em meio a muitas lutas e desafios, comprou-se o terreno na Área Especial 21/22, Setor D Sul, em Taguatinga Sul.

 

O culto de lançamento da pedra fundamental foi realizado em 10 de março de 1976, seguindo-se, a partir daí, a construção.  Nestes 52 anos de fundação, a igreja foi pastoreada pelos pastores titulares: 

Captura de Tela 2021-01-30 às 00.32.36.

Neste tempo, foram organizadas algumas congregações para expansão do Reino de Deus, como:

  • Congregação do Santo Antônio do Descoberto - GO,

  • Congregação Vai e Volta - GO,

  • Congregação do Sol Nascente - DF,

  • Congregação do Parque Alvorada - GO,

  • Congregação Casa Grande - DF,

  • Congregação do Ipê - DF,

  • Congregação Brejo do Arroz - MG,

  • Congregação do Pôr do Sol - DF.

 

Dos 96 membros fundadores, ainda constam em nossa membresia os irmãos Carlos Antônio Santiago, Divino de Souza, Elcy Mendes de Oliveira, Esther Batista de Queiroz, Lídia Chaves Fernandes e Milca Chaves Cerqueira.

 

Por este período, glorificamos a Deus por ter-nos abençoado ao longo deste tempo para servos uma igreja histórica, forte e conhecida pelo trabalho desempenhado, pelo amor à obra e expansão do evangelho nesta localidade.

 

1.1.2 Missão

Alcançar vidas, integrar famílias ao Corpo de Cristo, discipulando e preparando-as para adoração e serviço no Reino de Deus.

Proclamar a salvação a todos os povos e através do discipulado, integrá-los na Família de Deus, equipando-os para a adoração, proclamação e serviço no Reino de Deus. Cristo estabeleceu três grandes objetivos interdependentes para seus discípulos:


1. Preparar os apóstolos e discípulos para a missão que iriam desempenhar;

2. Proclamar a todo o povo a chegada do Reino de Deus entre os homens;

3. Ensinar as verdades a respeito de Cristo a todas as pessoas que atendessem ao seu convite.

 

1.1.3 Visão

 

Ser uma referência na multiplicação da palavra e do amor de DEUS e na estruturação das famílias, de acordo com os princípios bíblicos para o engrandecimento do reino de DEUS aqui na terra. Pregando-se:

 

AMOR: “Agora, pois, permanecem a fé, a esperança e o amor, estes três; porém o maior destes é o amor.” – I Coríntios 13:13

 

BÍBLIA: A Bíblia como revelação inspirada da vontade divina, cumprida e completada na vida e nos ensinamentos de Jesus Cristo é a nossa regra autorizada de fé e prática, sendo a base para transformação do indivíduo e da comunidade.

 

FAMÍLIA: A maior e mais duradoura contribuição. “Se o SENHOR não edificar a casa, em vão trabalham os que a edificam… Herança do SENHOR são os filhos, o fruto do ventre, seu galardão. Feliz o homem que enche deles a sua aljava…” (Salmos 127:1a, 3, 5a).

 

COMUNHÃO: I Jo 1:5:7 “E esta é a mensagem que dele ouvimos, e vos anunciamos: que Deus é luz, e nele não há trevas nenhumas. Se dissermos que temos comunhão com ele, e andarmos nas trevas, mentimos, e não praticamos a verdade; mas, se andarmos na luz, como ele na luz está, temos comunhão uns com os outros, e o sangue de Jesus seu Filho nos purifica de todo pecado.”

 

VIDA DEVOCIONAL: Evangelizar no poder do Espírito Santo utilizando a Bíblia como regra na integração e ensino das pessoas e famílias através de todas as atividades proporcionando vida com Deus, individual e coletiva por meio da adoração servindo a Deus com maturidade, fé e comunhão.

A Diretoria Estatutária, ressalvadas a competência e as prerrogativas da Assembleia geral como órgão soberano que é, a administração das atividades da Igreja será exercida por uma Diretoria, que será composta de: presidente, primeiro-vice-presidente, segundo-vice-presidente, terceiro-vice-presidente, primeiro-secretário, segundo-secretário, primeiro-tesoureiro e segundo-tesoureiro, que darão cumprimento às deliberações da Assembleia e lhe prestarão relatórios de todos os atos. 

 

A Diretoria da Igreja, conforme dispõe seu Estatuto, será composta de membros civilmente capazes e com no mínimo dois anos como membro da Igreja, contados desde sua última efetiva recepção até a data da eleição, exceção feita ao cargo de presidente, que será exercido automaticamente pelo pastor-presidente da Igreja por tempo indeterminado. 

 

§1º Os membros da Diretoria não serão remunerados pelo exercício de suas funções. 

§2º Os membros da Diretoria, ao serem empossados, assinarão um Termo de Posse, em livro próprio, arquivado na Secretaria da Igreja. 

§3º Qualquer membro da Diretoria poderá ser exonerado, em qualquer tempo, pela Assembleia Geral. 

§4º No caso de vacância de qualquer cargo da Diretoria, a Igreja se reunirá em Assembleia Geral Extraordinária para eleição de substituto. 

§5º Não poderão fazer parte da Diretoria pastores, salvo o pastor-presidente, seminaristas, funcionários e coordenadores de núcleo.

 

Competirá à Diretoria da Igreja, que estará sempre sujeita às decisões da Assembleia, dar andamento normal às atividades previstas no Estatuto, exercendo cada um de seus titulares as atribuições que lhe são pertinentes, conforme aquele documento.

 

O Conselho de Obreiros é o órgão de apoio e sustentação imediata da Diretoria da Igreja, especialmente da Presidência, servindo como instrumento básico para a discussão e encaminhamento de assuntos de maior relevância que interessem à boa ordem administrativa e ao melhor desenvolvimento eclesiástico, e é constituído por: 

I. Diretoria Estatutária; 

II. Ministros e pastores auxiliares; 

III. Corpo Diaconal; 

IV. Coordenadores de Núcleo; 

V. Líderes dos ministérios e organizações; 

VI. Relatores das assessorias, grupos de trabalho e comissões; e 

VII. Líderes das unidades congregacionais. 

 

O Conselho de Obreiros reunir-se-á, quando necessário, por convocação e sob a presidência do pastor da Igreja e de seus substitutos na ordem natural de precedência. 

 

§1º Todas as reuniões serão documentadas em livro próprio. 

§2º Todos os participantes do Conselho de Obreiros presentes à reunião deverão assinar o livro de presença. 

 

Todas as decisões do Conselho de Obreiros serão levadas à Assembleia com força de proposta se houverem sido tomadas por maioria absoluta de seus membros. 

Parágrafo único. Via de regra, todo membro do Conselho de Obreiros deverá se expressar primeiramente nas reuniões deste órgão, antes da Assembleia Geral subsequente.

ACESSE O ESTATUtO

Entre em contato conosco

Mande uma mensagem pra nós e siga-nos em nossas plataformas sociais

  • Instagram
  • Facebook
  • Twitter

Obrigado por sua mensagem!