Histórico Unidade Por do Sol

 


Como Tudo Começou…

Os contatos na localidade se intensificaram  desde Novembro de 2007,  através de reuniões de  oração e estudo bíblico nos lares de cinco famílias. Os irmãos Claudio Divino Pereira e Sirlene José C. Pereira sentiram a chamada do Senhor para dar apoio espiritual para algumas famílias  que já conheciam a alguns anos atrás e que não estavam congregando em nenhuma igreja evangélica.

O Condomínio Por do Sol possuía na época, segundo as estatísticas do Governo, 5.300 habitantes.             Está localizada no final do Setor P Sul, a apenas  7 Km do centro de Taguatinga. São chamados de condomínios de baixa renda. Não há, na localidade,  nenhuma Igreja batista da  CBB.

As famílias do núcleo desta congregação moram na 2ª etapa do Condomínio;  etapa onde não havia nenhuma igreja evangélica.

O governo proibiu a construção de novas moradias e até mesmo a ampliação das atuais residências

Este projeto foi uma grande oportunidade para a igreja batista Esperança fazer “missão integral”  – causar forte impacto, demonstrando amor em ação e o poder do evangelho, em uma comunidade que vive  com poucos recursos financeiros e é pouco assistida pela GDF.

Inicialmente ocorriam as seguintes reuniões:

  1. Os cultos realizados às quartas-feiras – 20h00 e aos domingos – 19h30;
  2. O local de reunião,  uma casa cedida por uma das famílias que participava dos cultos; eles se mudaram para o Pará e deixaram a casa para  abrirmos o trabalho;   a varanda possui espaço para acomodar cinquenta pessoas aproximadamente; e não se pagava aluguel (mas as reformas foram por  conta do trabalho);
  3. As arrecadações de ofertas e dízimos eram usadas para reforma da varanda;
  4.  Participavam assiduamente :

-         Cinco casais: Uma Jovem, três adolescentes; oito crianças

-         A maioria destes irmãos veio do estado do Maranhão.

 

CURSO DE PREPARAÇÃO PARA BATISMO – VIDA ABUNDANTE      

Este curso composto de 18 (dezoito) lições, foi ministrado no primeiro semestre de 2008 e  foi encerrado em 13/07/2008 com duas  turmas :

-         Uma turma com seis alunos    –  Orientador  : Cláudio Divino Pereira

-         Outra turma com três alunas   -   Orientadora: Sirlene JC Pereira

 Esta primeira turma tinha um encontro semanal e era composta apenas por homens. Os encontros foram muito edificantes e promoveu a comunhão entre os alunos.  Devido a pouca escolaridade,  a maioria dos alunos tiv  dificuldades para preencher  as lições em casa e decorar os versículos bíblicos.  Mas muito se esforçaram para preencher o livro e chegar ao encontro com as lições preparadas.

 

Uma nova aluna iniciou em agosto e quatro novos alunos iniciaram o curso em setembro.

 

Primeiro Batismo

A profissão de fé foi realizada em 16/07/2008, e o batismo  em 20/07/08, dos irmãos :

Osvaldo Azevedo Teixeira; e Jaqueline Alencar Ferraz.

O local do batismo foi o batistério da IBE e o oficiante  foi o Pr. Elias Dibb; que à noite ministrou a ceia na Congregação.

Este foi um momento muito emocionante para os participantes da congregação que estavam presentes à cerimônia. As famílias de Osvaldo e Jaqueline estavam muito emocionadas com a decisão por eles tomada, de descer às águas, em obediência a Jesus Cristo.

Além destes dois irmãos, recebidos como membros  pelo batismo, foram aceitas por aclamação as irmãs: Francisca , Alzira e Leidiane.

 

Crescimento do trabalho:

Novos contatos com moradores da chamada Rua dos Carroceiros

Deus abriu as portas em uma área do bairro onde não possuíamos nenhum contato até agora.  Uma família da chama Rua dos Carroceiros.

Como eles chegaram à nossa congregação? Em uma das participações do Adriano, da equipe de Louvor da IBE, nos cultos de quarta-feira, ele levou seus convidados: Ailton e Adalzira e seu filhinho Jeferson.   Aílton, era funcionário da oficina do Adriano.  Adalzira estava grávida  e daria  à luz ao seu segundo filho.

A partir deste contato se iniciou visitas à família e se teve oportunidade de apresentar  o plano de salvação em Cristo e o casal decidiu recebê-Lo em seus corações. Desde então, se iniciou estudos bíblicos no seu lar – o  curso a Vida Abundante em preparação para o batismo.

 

 ALUGUEL DE NOVO GALPÃO E REFORMA

 

Por um preço de R$ 400,00 , autorizado pela IBE, a congregação alugou um salão de aproximadamente 64 m² de área, e com amplo espaço para estacionamento, numa larga avenida central do condomínio; embora ainda não asfaltada, como todas as demais ruas , pois o condomínio está em processo de regularização.

  NOME DA IGREJA:   Com o consentimento do Pr. Walcir Gomes os membros indicaram três nomes e junto ao vice moderador  da IBE se escolheu o seguinte  nome : IGREJA BATISTA DA GRAÇA. Uma placa com este nome foi solicitada ao ministério de mídia.

 

 BENEFICÊNCIA DA IBE APOIA O POR DO SOL     

-         Doações de cestas básicas para famílias em dificuldades

-         Bazar de Roupas usadas  doadas pela Beneficência da IBE

-        A congregação está pagando cursos básico de informática para duas jovens membros da igreja       

 

Observou-se que as famílias manifestaram grande alegria em receber as roupas e sapatos em doação da Casa da Esperança. Este foi um recurso muito útil para a comunidade. Num clima de muita descontração, como é característica dos participantes desta congregação, as irmãs se dirigiam umas às outras com a seguinte pergunta: -  Já passaste lá no  “shopping” para escolher tuas roupas?

 CULTOS  –  LOUVOR , ADORAÇÃO E ORAÇÃO

 

            LOUVOR DAS CRIANÇAS     

    

O Grupo de Crianças é um dos pontos fortes do louvor de nossa congregação. Sob a liderança da jovem Jaqueline o conjunto das crianças  apresenta músicas em todos os cultos.  O acompanhamento deles é com play back.

Este conjunto infantil já  apresentou número especial  no encerramento da campanhanda  família dos cultos de propósito de terças-feiras  da igreja Sede.

O irmão Ruy Roitman se prontificou a  apoiar o louvor  nos cultos de quarta-feira, como violonista; fato que tem sido enorme bênção para todos que congregam.

LOUVOR DA IBE APOIA OS CULTOS DE DOMINGO

 

Revezamento entre membros das equipes de louvor coordenada pelo irmão Sonailson; esse  irmão, sempre que possível leva na  Kombi da igreja: sua família e alguns outros irmãos da IBE para  conhecer o trabalho.

 

TRABALHO SOCIAL TRAZ MOTIVAÇÃO PARA MULHERES

Senhoras da IBE ministravam cursos de bordado, vagonite  e artesanato -

 

Foi iniciado em julho e teve sequência em agosto e setembro de 2008.  As turmas variaram entre oito e treze alunas. Foram vários dias da semana escolhidos para os cursos, sempre na parte da tarde. Nem mesmo o forte calor, emitido pelo  telhado de amianto do galpão da congregação, não desanima as participantes.

As irmãs Elizabeth Flores e Marilu Santiago se dispuseram a ministrar os referidos cursos e a logística ficava por conta da Sirlene. Mas várias outras irmãs também apoiaram alguns dias.

Custeio de um Curso de Informática

A congregação decidiu colaborar com R$ 50,00 (cinqüenta reais), até dezembro de 2008,   para as mensalidades de um curso de informática para uma das jovens da igreja.

 

TRABALHO COM CRIANÇAS – E B F DE JULHO/08

Em julho , organizada pela Ir. Sirlene, aproximadamente sessenta crianças participaram de uma EBF. Até onde sabemos foi a única igreja do bairro que desenvolveu este trabalho com as crianças. A IBE patrocinou  os lanches e o aluguel de cama elástica e algodão doce.

Várias mães não evangélicas, cujos filhos participaram na EBF, tem testemunhado que as suas crianças consideram a nossa Igreja Batista como a igreja delas, pois dizem: “quero ir para a minha igreja, mamãe”.

           

DOCE COMUNHÃO DOS REMIDOS DO SENHOR

Intercâmbio com a igreja Sede ,  ou  “igreja mãe” – era algo muito edificante ver como os irmãos da IBE se sentem “em casa” quando participam dos cultos no Por do Sol. Homens, mulheres e jovens se sentem muito à vontade e a congregação está muito satisfeita com todo o apoio e a presença de membros da igreja sede.  Um jantar e um almoço na igreja e na casa de uma das famílias foram realizadas com o intuito de integrar algumas famílias da IBE às famílias da congregação.

Almoços, jantares e  dois encontros ao redor  da  fogueira  para comunhão da igreja, foram realizados, além de muita festa de comemoração de aniversariantes. Irmãos e irmãs tinham oportunidade de exercer seus talentos culinários preparando: peixe assado, caldo de camarão, pães-de-queijo, queijo coalho assado, batata doce assada na brasa, e muitas outras delícias.

 

CRIAÇÃO DE UM CONSELHO PROVISÓRIO – PLANEJAMENTO E ESTRATÉGIA

 

Formado inicialmente por membros voluntários, deu-se início aos trabalhos de um conselho provisório para, principalmente, realizar os planejamentos  dos eventos da congregação.  O conselho ficou composto pelos seguintes irmãos:

–      Claudio Divino Pereira

–      Sirlene JC  Pereira

–      Isaque Amâncio

–      Eliete Amâncio

–      Osvaldo Azevedo Teixeira

–      Alzira Teixeira

 

IMPLANTACAO DO PROJETO PEPE

Em 12 de maio de 2009, sob a direção do Irmão Pedro Flores, foi feita uma proposta; e a irmã Neuza ,sentindo-se chamada por Deus, aceita ser obreira para apoio do trabalho da Congregação no Condomínio Por do Sol: como missionária educadora do PEPE e em evangelismo  e discipulado. A proposta foi aprovada  pela  assembléia do dia 24/05/2009.

O PEPP  foi implantado  com os seguintes objetivos:

-         Implantar uma unidade do PEPE –Programa de Educação Pré-Escolar da Junta de Missões , com total de vinte alunos de 4 a  5 anos

 

PRIMEIRO ANIVERSARIO  – MAIO DE 2009  e  inicio da EBD

No final de maio se celebrou o primeiro ano de vida da congregação no  Condomínio, com uma série de cultos evangelísticos, e com grande participação da Igreja Sede: pregação do Irmão Pedro Flores e Pr. Ezequias Linhares, Coral Esperança, Grupo Primícias,  União de Homens, Késia Lima e equipe de Louvor, e vários irmãos da Sede aproveitaram para comemorar e conhecer o trabalho.

Também naquele semestre a Congregação deu um largo passo para a evangelização no Condomínio com a Inauguração da Escola Bíblica Dominical. Este foi um marco da  incipiente história; pois foi aberto este excelente espaço para o ensino bíblico no Condomínio Por do Sol, no mês março daquele  ano.

Vários convites foram entregues para as crianças do bairro. No dia 22 de março, domingo, às 9h da manhã, foram  ministradas as primeiras aulas da EBD,  na nossa congregação.  Iniciamos com três classes: de crianças , de pré-adolescentes e uma de jovens e adultos. Sirlene é a superintendente e professora, com o auxílio de Jaqueline, e Melva.

Professor Felipe Nascimento dava aulas para classe de adultos.    A primeira aula contou com 16 crianças  e 10 adultos. Nesta primeira fase não haverá culto após a EBD; e portanto os trabalhos se encerravam às 10.30h.  Na aula do dia 26/04 haviam : 15 crianças, seis adolescentes e dez adultos

NOVA LIDERANCA PARA  A CONGREGACÄO

No início de 2010 o casal Claudio e Sirlene solicita que a IBE providenciasse um novo casal de lideres para o novo trabalho que pudessem dedicar mais tempo para o crescimento da obra. São empossados o irmão Rafael Roberto dos Santos e Carolina de Souza Serafim Araújo na liderança. Claudio e Sirlene se transferem para a sede.

O trabalho segue adiante. Sobre a liderança do novo casal muitas atividades foram desenvolvidas levando a congregação ao crescimento.

Em Assembléia Regular da IBE o nome da Congregação passa a se chamar: Igreja Batista Esperança – Unidade Pôr do Sol. A nova logo é aprovada.

 

PROPRIEDADE COMPRADA

Compra-se a propriedade para ser a sede da Unidade. Graças a uma oferta destinada o terreno pode ser adquirido para começar a tão sonhada construção da futura igreja.

Cumpre-se o tempo do casal que deixa a Unidade em 30 de setembro de 2012, e é eleito pela igreja o irmão Felipe Matias de Almeida que assume a Unidade em 13 de 2012, com a missão de levar esta ao pleno crescimento, conduzi-la a sã doutrina e construir o templo.

 

Cremos que esta obra em breve estará encerrada como Unidade da Igreja Batista Esperança e uma igreja forte surgirá para o louvor da glória de Deus.

 

 

 

Print Friendly